sexta-feira, 20 de julho de 2012

Carne de Sol Caseira


Esta receita venho fazendo há alguns anos e quem come garante que é mais saborosa do que as carnes compradas em supermercados. Pelo menos acredito que é mais fresquinha.


O que está publicado aqui neste post é um dos processo ( o que usamos na nossa família) de fazer a carne de sol e não o preparo da carne para ir a mesa, este virá em outro post, se Deus quiser. 


 Aí vai a receita.


1 kg de carne sem ossos ( cupim, lagarto, músculo, picanha- estas são as que usamos, mas você pode tentar com outras)
1 xícara de sal refinado aproximadamente, mais se for necessário.


A carne deve estar em temperatura ambiente antes de você começar a fazer esta receita.
Seque muito bem a carne com papel toalha, coloque a carne numa vasilha plástica ou de vidro e passe uma camada grossa de sal por toda a superfície da carne.  Deixe descansar em local arejado. A carne vai soltar seus líquidos, e a medida que isto acontecer você deve drenar os líquidos e ir colocando mais sal até perceber que a carne está secando e mudando a cor de vermelho vivo ao vermelho amarronzado peculiar as carnes secas.


Dizem que no processo original, aquele feito pelos sertanejos, o que realmente deu origem ao nome da carne, eles penduram o pedaço de carne em um gancho e deixam ao sol, por isso Carne de Sol. Mas para quem mora em apartamento ou mesmo pra quem não fica o tempo todo em casa, essa forma pode ajudar a ter sempre uma carninha de sol a mão.


Bom preparo pra você!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário